Tudo que você precisa saber sobre Cruzeiro x Flamengo pela Libertadores

Rubro-negro tenta virada inédita como visitante

O Flamengo precisará de um feito inédito em sua história como visitante em competições internacionais se quiser passar pelo Cruzeiro na Libertadores. Para desbancar os mineiros em Belo Horizonte, nesta quarta-feira, às 21h45, pela volta das oitavas de final, o Rubro-negro tem que vencer por 2 a 0 para ir para as penalidades ou bater o time comandando por Mano Menezes por mais de gols de diferença para avançar (placares com dois gols de vantagem a partir de 3 a 1 também garantem a classificação).

Em um levantamento feito pelo site Globoesporte.com, os dados mostram que, sempre que saiu em desvantagem no placar no jogo de ida, o Flamengo não conseguiu se recuperar na volta. Foram nove confrontos levantados pela reportagem do site.

Além disso, vale lembrar as recentes eliminações na Libertadores em confrontos nada favoráveis em dois cenários: vencendo na ida ou ficando em desvantagem. Porém, apesar das estatísticas não favorecerem o Fla, a torcida e os atletas seguem esperançosos.

Everton Ribeiro tem sido o principal jogador do Flamengo no meio de campo e é a esperança da torcida – Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

– Temos oscilado mais em relação a resultados do que desempenho. Os outros treinadores vêm elogiando o Fla. Em alguns momentos não fomos eficientes. Temos condições de criar essas chances contra o Cruzeiro. Temos que tirá-los da zona de conforto, mesmo em casa. Sabemos que temos um placar adverso para resolver. Antes de pensar no gol, temos que criar chances. Trabalhar bola, conseguir espaços e aproveitar. Tenho certeza que vamos ter chances. Queremos o resultado para sair com a classificação – disse Maurício Barbieri, treinador do Flamengo sobre a “missão” que seu time terá de enfrentar no Mineirão.

Ponto positivo – Flamengo

Everton Ribeiro deverá ser uma das principais armas do Flamengo contra o Cruzeiro. Vivendo sua melhor fase com a camisa do time do Rio de Janeiro, o camisa 7 também conta com um retrospecto muito bom atuando em Belo Horizonte. No estádio da partida desta quarta, Everton disputou 53 jogos, venceu 43 e marcou 12 gols.

Ponto negativo – Flamengo

O desgaste físico do Flamengo é evidente após uma maratona de jogos em agosto. Fato é que, apesar de um elenco vasto, Barbieri tem tido dificuldades principalmente no final das partidas.
– É difícil dizer o quanto pesa (o desgaste). Tivemos que fazer as viagens. A ideia de voltar para cá foi para recuperar os jogadores, devido à estrutura que temos no CT. Até pela privacidade que temos aqui. Chegamos bem preparados para essa decisão – analisou Barbieri.

Ponto positivo – Cruzeiro

A grande vantagem construída pelo Cruzeiro não poderia deixar de ser evidenciada como o ponto negativo da equipe mineira. Mano Menezes é um especialista quando o assunto é esperar o adversário e não ter que propor o jogo e atuar no “erro do oponente” é uma das virtudes do letal time mineiro. Apesar disso, os atletas e o técnico do Cruzeiro ainda não falam em favoritismo.

– Da mesma forma que a gente entrou no Maracanã, a gente tem que entrar para este jogo. Está 2 a 0 para a gente, mas tem que ser um resultado (que a gente tem que pensar) só na parte final. No começo, vamos entrar como se tivesse 0 a 0. Vamos trabalhar bastante, ter inteligência para o jogo. É um jogo de pouquíssimos erros, temos que fazer o máximo possível para não ter nenhum tipo de erro – disse o zagueiro Dedé, tentando minimizar a vantagem construída por seu time.

Ponto negativo – Cruzeiro

Atuações pouco convincentes na última semana tem sido o principal problema do Cruzeiro. Porém, vale ressaltar que grande parte das partidas do Brasileirão foram disputadas com uma equipe mista. Mas indefinições em posições importantes como o comando de ataque causam incertezas para a torcida.

FICHA TÉCNICA:

Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 29/8/2018, às 21h45
Árbitro: Andrés Cunha (URU)
Assistentes: Nicolas Taran (URU) e Maurício Espinosa (URU)

CRUZEIRO

Fábio, Lucas Romero, Dedé, Léo e Egídio; Lucas Silva, Henrique, Robinho e Thiago Neves; Arrascaeta e Raniel. (T: Mano Menezes)

Lesionados: Rafael Sóbis

Suspensos: Ninguém

Pendurados: Robinho

 

FLAMENGO

Diego Alves; Rodinei, Réver, Léo Duarte e Renê; Cuéllar, Lucas Paquetá, Diego e Everton Ribeiro; Vitinho e Henrique Dourado.  (T: Maurício Barbieri)

Lesionados: Berrío.

Suspensos: Ninguém.

Pendurados: Ninguém.